Os 30 anos da Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil) foram completados em 2021, mas a celebração ocorreu este ano, devido às restrições impostas pela pandemia no ano passado. Para comemorar a data e a diplomação dos novos membros que ingressaram em 2021 e tomaram posse de forma virtual, uma Sessão Solene foi realizada no dia 25 de abril, no auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, na Urca, Rio de Janeiro. O evento teve ainda palestras dos Acadêmicos Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, e Jerson Kelman, ex-diretor da ANA , da ANEEL, da SABESP e da LIGHT, respectivamente, sobre os temas: “Desenvolvimento do Ensino de Engenharia – Desafios do Século XXI ” e “Mudanças Climáticas: mitigação ou adaptação?”. Na ocasião também ocorreu o lançamento do livro “Engenharia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável”, do Comitê Permanente de Inovação, e do relatório “Engenharia para o Futuro”, do grupo de Trabalho – Engenharia para o Futuro, distribuídos para os presentes e ainda a apresentação do trabalho “Ensino de Engenharia: Avaliação e Perspectivas da ANE”, organizado pelo Comitê Permanente de Ensino.

Durante a celebração, os novos acadêmicos receberam o colar acadêmico e o diploma de membro titular. A cerimônia contou com a presença do Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, ex-Comandante da Marinha, do diretor da EGN, o Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, do presidente da ANE, Francis Bogossian, do presidente emérito da entidade, Paulo Augusto Vivacqua, e do vice-presidente Flavio Miguez de Mello que compuseram a mesa, além de autoridade e representantes de outras entidades. O então Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou com uma mensagem de vídeo.

Durante a cerimônia, foi realizada a tomada de Compromisso pelos novos Acadêmicos, com a posterior imposição do Colar Acadêmico e a assinatura do Diploma de membro titular da Academia. Em seu discurso, o presidente Francis Bogossian lembrou a trajetória da Academia e suas realizações e trabalhos recentes, além de alertar para a necessidade de lutar em defesa da engenharia nacional. O presidente emérito destacou o papel da ANE e frisou a importância da engenharia para a soberania nacional. (Confira aqui o discurso na integra)

Foram diplomados na Sessão Solene os acadêmicos: Afonso Figueiredo Filho, Alberto Ramy Mansur, Antônio Carlos Capeleiro Pinto, Armando Morado Ferreira, Eduardo Pacheco Jordão, Emílio Kazunoli Matsuo, João Irineu Medeiros, José Antônio Aleixo da Silva, Liedi Légi Bariani Bernucci, Luis Carlos Guedes, Miguel Fernández y Fernández e Waldemar de Castro Leite Filho.

Para fazer parte da ANE é preciso ser indicado por um membro titular Em seguida, a relação de nomes é encaminhada para a Comissão de Seleção que avalia os currículos e seleciona os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são submetidos à Comissão de Ética, que faz uma nova análise dos futuros membros e encaminha a lista, com suas recomendações, para eleição em Assembleia Geral Extraordinária.

Marlene, Flávio Migue de Mello, Miguel Fernádez