Benedito Braga

Posse: 2021
Cadeira: 51
Patrono: Conrado Jacó de Niemeyer

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos USP, com mestrado em Hidráulica (Escola Politécnica da USP) e Hidrologia (Stanford University), Ph.D. em Recursos Hídricos (Stanford University). Livre Docente e Professor Titular da Escola Politécnica da USP. É presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. Foi secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo, Assessor Especial da Secretaria de Energia e Saneamento do Estado de São Paulo, co-presidente do Comitê Organizador Internacional do 8º Fórum Mundial da Água, Brasélia 2018 e co-presidente do Comitê Organizador Internacional do 7º Forum Mundial da Água, Daegu, Coreia 2015.

Presidente do Comitê Internacional do 6º Forum Mundial da Água, Marselha, França 2012, Presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, Paris. Diretor da Agência Nacional de Águas – ANA (2001-2009), Diretor do Centro de Pesquisa e Educação da UNESCO para Drenagem Urbana em Climas Tropicais e Presidente do Comitê de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP (1998).

Benedito Braga é membro da ASCE, AGU, AWRA, WWC, IWRA, IAHS, ABRH, SBMET. Foi Presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos de 1989-1991, Presidente do Conselho Editorial da RBE/CRH de 1984-1989. Membro do Conselho Editorial da Elsevier Urban Waters Journal (1996-1999) e do International Journal of Water Resources Development (atual). Prof. Braga serviu a International Water Resources Association (IWRA) como Diretor, Presidente do Comitê de Premiação, Vice-Presidente e Presidente. Foi Presidente do Conselho Mundial da Água – World Water Council (WWC) de 2012 a 2018. Atualmente é Presidente Honorário do World Water Council.

Tem larga experiência no desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos para operação de sistemas de reservatórios múltiplos, modelos chuva-vazão, sistemas de suporte a decisão para gerenciamento de sistemas de recursos hídricos em tempo real, modelos de previsão de cheias em tempo-real através do uso de radares meteorológicos.

Benedito Braga tem aplicado a tecnologia desenvolvida na universidade em projetos de engenharia no Brasil e no exterior. Entre suas atividades de Consultoria técnica pode-se citar: a definição do sitio do polo petroquímico da PETROBRAS no Rio de Janeiro, o projeto Vale do Rio Doce com múltiplos usos da água e múltiplos objetivos para ELETROBRAS, modelagem hidrodinâmica do rio Iguaçu para ELETROBRAS e Agua y Energia (Argentina) e a implementação do sistema de previsão de cheias em tempo real da Região Metropolitana de São Paulo com uso telemetria hidrológica, radar e satélite meteorológico.

Foi membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos como representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Durante esse mandato o Prof. Braga ajudou a institucionalização do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo. De 2015 a 2018 presidiu esse Conselho na qualidade de Secretario de Estado. Nesse período presidiu também o Conselho de Administração da SABESP.

No âmbito internacional, o Prof. Braga organizou um conjunto de congressos e simpósios relacionados ao tema da gestão integrada de recursos hídricos. Foi membro do comitê que desenhou a fase V do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO, Paris (1995-2000). Na UNESCO foi também membro da força tarefa sobre o impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos, coordenador do projeto PNUMA/UNESCO/ABRH sobre o impacto do desmatamento no ciclo hidrológico da bacia Amazônica.

Presidiu vários workshops internacionais e simpósios sobre o tema do desenvolvimento sustentável de recursos hídricos. Prof. Braga serviu como Diretor da Agencia Nacional de Águas – ANA, responsável pela implementação da politica nacional de gerenciamento de recursos hídricos e da regulação do uso da água nos rios federais (2001-2009). Como assessor especial da Secretaria de Energia e Saneamento de São Paulo foi responsável pela aquisição e instalação do radar meteorológico de Ponte Nova. Foi membro do Gulbenkian Think Tank for the future of water and mankind baseado Lisboa, Portugal.

É autor de 25 livros e capítulos de livros. Ele editou livros sobre desenvolvimento de recursos hídricos que inclui entre outros: Water Management of the Amazon Basin, Weather Radar Technology for Water Resources Management, Introdução à Engenharia Ambiental e Aguas Doces do Brasil. Ele é autor de mais
de 200 artigos científicos publicados em anais de congressos e simpósios e revistas técnico-científicas especializadas no Brasil e exterior.

Benedito Braga recebeu em 2002 o Crystal Drop Award, prêmio outorgado pela International Water Resources Association – IWRA em reconhecimento às suas contribuições a área de gestão de recursos hídricos. Em 2009, ele recebeu a Honorary Membership da American Water Resources Association – AWRA por sua eminência no setor de recursos hídricos. Em 2011 ele recebeu o título de Honorary Diplomate da American Academy of Water Resources Engineers da American Society of Civil Engineers – Institute of Water Resources and Environment, USA. Recebeu também a Medalha de Tiradentes do Governo de Minas Gerais e a Medalha do Mérito da Defesa Civil do Estado de São Paulo.