Roberto Cochrane Simonsen

Cadeira: 189
Atual Ocupante: Victor Carlos Pandolfelli (Posse 2014)

Roberto Simonsen (Roberto Cochrane Simonsen), engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, nasceu em Santos, SP, em 1889, e faleceu em 1948.

Iniciou os estudos em Santos, transferindo-se, mais tarde, para o Colégio Anglo-brasileiro de São Paulo. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da capital paulista e dedicou-se a intensa atividade industrial e comercial. Começou a trabalhar, em 1909, na Southern Brazil Railway. De 1911 a 1912, ocupou a Diretoria-geral de Obras da Prefeitura de Santos. Logo a seguir, aos 24 anos de idade, fundou a Companhia Construtora de Santos.

Em 1919, foi designado membro da Missão Comercial Brasileira à Inglaterra e, posteriormente, representante do Brasil no Congresso Internacional dos Industriais de Algodão em Paris. Em 1932, integrou-se ao Movimento Constitucionalista de São Paulo. Desempenhou papel importante no grupo de intelectuais que lançou o manifesto de que decorreu a fundação da primeira Escola de Sociologia e Política existente no Brasil, e ali assumiu a cadeira de professor de História da Economia Nacional. De seus ensinamentos e pesquisas resultaram obras como História econômica do BrasilAspectos da economia nacional e outras, sobre a evolução da indústria no Brasil. Em 1934, foi eleito Deputado Federal por São Paulo. Em 1945, elege-se senador. Foi presidente da Companhia Construtora de São Paulo; presidente da Cerâmica São Caetano S. A.; presidente da Companhia Paulista de Mineração; presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; vice-presidente da Confederação Nacional de Indústrias; vice-presidente do Conselho Superior da Escola Livre de Sociologia e Política, da Universidade de São Paulo. Foi membro de inúmeras instituições, nacionais e estrangeiras, entre as quais os institutos históricos e geográficos de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro; a Academia Paulista de Letras; a Academia Portuguesa da História; o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro; o Instituto de Engenharia de São Paulo; o National Geographic Society, de Washington e o Royal Geographic Society, de Londres.

https://www.academia.org.br/academicos/roberto-simonsen/biografia