Ricardo Franco de Almeida Serra

Cadeira: 188
Atual Ocupante: Waldimir Pirró e Longo (Membro Fundador)
Posse: 1991

Ricardo Franco de Almeida Serra, nasceu na cidade do Porto – Portugal em 1748, formou-se em Engenharia e Infantaria e em 1780, ainda como capitão foi indicado por D.Maria I, Rainha de Portugal, para viajar ao Brasil e chefiar a Terceira Partida de Demarcação de Limites, em cumprimento às determinações do Tratado de Santo Ildefonso, integrando o Real Corpo de Engenheiros Português.

Ricardo Franco desempenhou papel decisivo na consolidação do espaço territorial brasileiro. Tornou-se responsável pelo levantamento de extensas regiões fronteiriças explorando mais de 50 rios das bacias do Amazonas e do Prata e mapeando as Capitanias do Grão-Pará, de São José do Rio Negro (atual Amazonas) e de Mato Grosso. Construiu obras estrategicamente situadas como o Forte Príncipe da Beira, o Quartel dos Dragões, em Vila Bela, e o Forte de Coimbra.

Em setembro de 1801, sob a proteção do incompleto forte, Ricardo Franco, liderando 49 soldados e 60 civis apoiados em 110 fuzis e 6 canhões, conseguiu repelir violento e potente ataque da Flotilha do Governador de Assunção, composta de 4 goletas armadas com 12 canhões e guarnecidas por cerca de 900 homens. O sul mato-grossense seria mais tarde incorporado ao Brasil independente.

Faleceu em 21 de janeiro de 1809, aos 61 anos. É patrono do Quadro de Engenheiros Militares.

 

Fonte da consulta: http://www.dec.eb.mil.br/historico/patronoQEM/patronoQEM_principal.html