Maurício Medeiros Alvarenga

Atual ocupante: Marcos Henrique de Castro Oliveira
Posse: 2015

Maurício Medeiros de Alvarenga foi chefe-adjunto do Departamento de Manutenção da Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, nos anos de 1963 e 1964. Juntamente com Orfila Lima dos Santos liderou na Petrobras o Grupo Executivo de Obras Prioritárias (GEOP) que tratou de projetar e construir um grande conjunto de instalações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que compreendeu uma refinaria em Paulínia, uma refinaria de óleos lubrificantes no Rio de Janeiro, a duplicação do oleoduto Rio-Belo horizonte, e a duplicação da refinaria de Cubatão.

Ao término dos projetos, em 1972, foi criado um novo Serviço de Engenharia – SEGEN – do qual Maurício foi o primeiro chefe. Pode-se considerar o SEGEN como um bom herdeiro do GEOP.

Um excelente trabalho sobre as perspectivas da indústria do petróleo no Brasil foi escrito em 1998/1999 por Maurício com a importante participação do acadêmico da ANE José Fantine.

Sua trajetória de vida representa um grande exemplo, tanto pelo legado material para a empresa que ele ajudou a construir com seu trabalho eficiente e de alto nível, como pela postura ética sempre presente nas ações de que participava como profissional, mas também pelo apreço ao lado humano de todos com quem se relacionava. Nele jamais predominava o individualismo, mas sim o espírito de coletividade.

Fonte: ANE. Texto sobre original de Fernando A. R. Sandroni