Victor Froilano Bachmann de Mello

Posse: 1991
Falecimento: 2009
Cadeira: 173
Patrono: Odair Grillo

Nascido em Goa, na Índia Portuguesa, em 1926, Victor Froilano Bachmann de Mello estudou em colégio inglês. Aos 18 anos, mudou-se para Boston (EUA). Formou-se em Engenharia Civil e, em 1946, concluiu o Mestrado com a tese “Resistência ao Cisalhamento de Argilas”. Em 1948, tornou-se Doutor em Geotecnia. Em 1949, Mello veio ao Brasil e aqui construiu uma carreira de sucesso e criou suas raízes. Mello lecionou em três das principais universidades paulistas. Na Universidade Mackenzie, foi professor da Escola de Engenharia e da Faculdade de Arquitetura. Dirigiu a Escola de Engenharia do Mackenzie de 1961 a 62. Ingressou em 1951 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo, onde foi professor catedrático até 1988. Mello foi professor titular da Escola Politécnica, da Escola de Engenharia de São Carlos e da Faculdade de Geociências – todas as três da USP. Introduziu novas disciplinas na FAAP (Universidade Fundação Armando Álvares Penteado). Exerceu ainda a função de Professor Sênior Visitante da pós-graduação (1966/67) no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Com sua experiência e competência, Victor participou da construção de alguns dos mais importantes projetos de engenharia no país, como as barragens Foz do Areia, Pedra do Cavalo e Tucuruí, entre outras. Esteve presente nos projetos na Rodovia dos Imigrantes, Ferrovia do Aço, nas obras geotécnicas dos aeroportos de Confins, Galeão e Manaus e, ainda, em refinarias e fábricas de aço e alumínio, como Açominas, Albrás e Alunorte.

Victor de Mello foi sócio fundador do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e membro da Sociedade de Engenheiros Civis de Boston. Presidiu a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geoténica de 1981 a 85.

 

Fonte da pesquisa: https://galeriadosgoesesilustres.blogs.sapo.pt/281-victor-froilano-bachmann-de-mello-69101.