Lino José Nunes de Machado

Posse: 2014
Falecimento: 2020
Cadeira: 116
Patrono: Joaquim de Assis Ribeiro

————————————————————————————–

Luciano Brandão Alves de Souza

Posse: 1991
Falecimento: 2018
Cadeira: 88
Patrono: Guilherme Schuch de Capanema (Barão de Capanema)

Nasceu em 5 de julho de 1924, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Filho de Francisco Alves de Souza e Cecília Brandão Alves de Souza, foi diretor-geral da Câmara dos Deputados em um período de grande turbulência política e exerceu com grande distinção o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), tornando-se uma referência para todas as outras autoridades que vieram a exercer o cargo.

Formou-se bacharel em Ciências e Letras em 1942 e no ano seguinte ingressou no curso de Engenharia Civil na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, concluindo no ano de 1947. No mesmo ano em que se graduou, tornou-se engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagem (DNER). Trabalhou no órgão até 1955, quando ingressou na Câmara dos Deputados como engenheiro desta Casa.

Foi assessor do Ministério de Viação e Obras Públicas. Em 1964, assumiu o cargo de diretor-geral da Câmara dos Deputados. Em 5 de dezembro de 1977, foi nomeado pelo presidente da República Ernesto Geisel para o cargo de ministro do TCU, onde teve uma participação muito ativa: foi relator das contas do governo da República referentes aos exercícios de 1978 e 1993; eleito vice-presidente do Tribunal em 1980; e por fim presidente de 1981 a 1982.

Como ministro emérito ainda participou (externamente ao TCU) como conselheiro da República nos anos de 1994 a 1997; foi membro e secretário-executivo do Conselho de Administração da Associação das Pioneiras Sociais (Rede Sarah) nos anos de 1994 a 2003. Aposentou-se do TCU no dia 24 de junho de 1994.

Luiz Carlos Pereira Tourinho

Posse: 1991
Falecimento: 1998
Cadeira: 198
Patrono: Trajano Augusto de Carvalho

————————————————————————————–

Luiz Carlos Scavarda do Carmo

Posse: 2008
Falecimento: 2021
Cadeira: 120
Patrono: Jorge Oscar de Mello Flores

Engenheiro de Telecomunicações, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutorado em Física na Universidade de Utah, EUA, o Acadêmico Luiz Carlos Scavarda do Carmo construiu sua carreira na área acadêmica. É com a experiência de mais de quatro décadas como professor, que o vice-reitor administrativo da PUC-Rio defende maior proximidade entre a universidade e as escolas e a valorização dos ensinos médio e técnico.

“Aos 17, 18 anos, o jovem não tem clareza de suas aptidões e interesses, por isso acho que a aproximação das universidades com as escolas é fundamental. Isso permitiria que os estudantes fossem apresentados às carreiras, pudessem descobrir cada uma e fazer a escolha um pouco mais conscientes”, diz o professor, que buscou essa aproximação ao elaborar o PIUES, um programa de difusão da profissão de engenheiro em escolas de ensino fundamental. “Acho esse tipo de iniciativa importante, mas é preciso haver uma troca. A universidade não pode chegar de forma autoritária. É preciso respeito e conhecimento mútuos para haver uma interação de iguais”, diz o Acadêmico Luiz Scavarda, que acredita que a medida diminuiria a evasão no ensino superior.

Sobre a educação superior, o especialista defende o foco também na preparação do jovem para pensar, para desenvolver a capacidade reflexiva e a habilidade para tomar decisões, além da formação profissional. “Hoje, muito do que é discutido no curso de formação pode ser obsoleto quando o jovem se formar. Por isso, é preciso desenvolver habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos e teóricos. O estudante precisa saber que é o vetor do seu conhecimento e não pode ficar apenas esperando que o professor ensine, na expectativa de receber tudo pronto”, afirma o Acadêmico Luiz Scavarda, que ocupou o cargo de Decano de Engenharia da PUC-Rio, e participou de um processo de reforma da educação na área de Engenharia no Brasil.

Membro da Academia Pan-Americana de Engenharia, o Acadêmico Luiz Scavarda é também um dos membros-fundadores do programa INOVA, para modernização da Engenharia no Brasil, que tem apoio da Indústria Brasileira representada pela CNI, do Governo, de Associações Civis e inúmeras Escolas de Engenharia. Organizou quatro congressos internacionais sobre Engenharia e publicou mais de 100 artigos, em conjunto com alunos e colegas de trabalho.

Professor Titular da PUC-Rio, é membro ativo do programa “Engenharia para as Américas”, apoiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que busca fornecer profissionais de alta qualidade para promover o desenvolvimento sustentável com base em tecnologia no hemisfério americano. Em 2014 recebeu o prêmio IFEES Duncan Fraser Global Award, concedido pela International Federation of Engineering Education Societies – IFEES, por suas contribuições na área de Educação em Engenharia.

Luiz Fernando Gomes Soares

Posse: 2011
Falecimento: 2015

Graduado em Engenheira Elétrica-Eletrônica pela PUC-Rio, onde fez o mestrado, Luiz Fernando Soares começou a carreira como professor da universidade em que se formou e atualmente, além de dar aulas no Departamento de Informática, coordena o Laboratório TeleMídia. O pós-doutorado em Ciência da Computação obteve na École Nationale Superieure des Télécommunications, na França.

A escolha pela carreira foi quase uma decisão de última hora já que durante boa parte do curso científico (atual ensino médio) sonhava em tornar-se médico. “Mudei praticamente no último ano, quando me decidi pela área que tinha mais afinidade e escolhi Engenharia. Consegui me realizar profissionalmente”, diz Luiz Fernando Soares que é considerado o pai do middleware Ginga e da linguagem NCL, recomendações ITU-T para serviços IPTV e padrões do sistema ISDB-T de TV digital, adotado em quase toda a América Latina e em outros países.

Especialista em sistemas multimídia e hipermídia; redes de computadores; e TV Digital, orientou quase uma centena de dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Ao longo da carreira, o professor-pesquisador recebeu diversas homenagens como o Prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação; Medalha Dom Helder Câmara (“distinção pela atuação pública reconhecida como relevante e expressiva da preocupação com o desenvolvimento social da sociedade brasileira”); Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos do Crea-RJ; várias vezes premiado como melhor artigo de conferências nacionais e internacionais e convidado como palestrante principal de conferências.

A computação não é a única área de interesse de Luiz Fernando que adora esportes, pratica atividades físicas e aprecia música.