Karlos Heinz Richbieter

Posse: 1994
Falecimento: 2013
Cadeira: 132
Patrono: Júlio Regis Bittencourt

Iniciou sua vida estudantil em colégio de ensino alemão em sua cidade natal, Blumenau. Formou-se no curso de Engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)  em 1952. Passou pela iniciativa privada e ingressou via concurso público ao funcionalismo público na Companhia de Desenvolvimento do Paraná (CODEPAR), estatal recém-fundada como uma empresa de fomento para economia paranaense.

No ano de 1965, Heinz deixou a estatal para continuar em outro emprego de Estado. A convite do economista Roberto Campos, passou atuar como um dos assessores do Instituto Brasileiro do Café (IBC).

Em 1972 foi convidado pelo governador Parigot de Souza para assumir a presidência Banco de Desenvolvimento do Paraná (BADEP), que buscava trazer investimentos estrangeiros para o desenvolvimento do Paraná.

Em 1974, por indicação do então ministro da Educação, Ney Braga, Rischbieter assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal, posto que exerceu até fevereiro de 1977. Deixou o cargo de presidência devido o pedido de demissão do ministro da Indústria e Comércio Severo Gomes.

Karlos se tornou Ministro da Fazenda no governo de Figueiredo. Morreu em 2013 aos 85 anos.