Karl von Terzaghi

Atual Ocupante: José Eduardo Moreira
Posse: 2013

Karl von Terzaghi (Praga, 2 de outubro de 1883 — Winchester, Massachusetts, Estados Unidos, 25 de outubro de 1963) foi um engenheiro austríaco reconhecido como o pai da mecânica dos solos e da engenharia geotécnica.

Desde o começo de sua carreira dedicou seus esforços visando buscar um método racional que resolvesse os problemas relacionados com a engenharia de solos e fundações. A coroação de seus esforços se deu em 1925 com a publicação de Erdbaumechanik, considerada atualmente como o ponto de partida da mecânica dos solos como novo ramo da ciência na engenharia.

De 1925 a 1929 trabalhou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde iniciou o primeiro programa norte americano sobre mecânica dos solos e com isso fez com que esta ciência se convertesse em uma matéria fundamental na engenharia civil.

Em 1938 passou para a Universidade de Harvard onde desenvolveu e lecionou seu curso sobre geologia aplicada à engenharia, aposentando-se como professor em 1953 com 70 anos de idade. Naturalizou-se norte americano em 1943.

Seu livro Soil Mechanics in Engineering Practice, escrito em parceria com Ralph B. Peck, é de consulta obrigatória para os profissionais da engenharia geotécnica. É considerado um dos mais destacados engenheiros civis do século XX.

Ele, professor nos USA desde o fim da II Guerra, veio ao Brasil em viagem de consultoria para projetos da LIGHT no entorno de 1950.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_von_Terzaghi