José Mattoso Sampaio Corrêa

Atual Ocupante: Maria Elvira Piñeiro Maceira
Posse: 2019

José Matoso de Sampaio Correia, mais conhecido como Sampaio Correia (Niterói, 1875Rio de Janeiro, 1942), foi um professor, engenheiro, jornalista, empresário e político brasileiro. Foi senador pelo então Distrito Federal de 1921 a 1927, além de deputado federal de 1918 a 1920 e de 1933 à 1937.

A vida política de José Matoso de Sampaio Correia começou em 1918, quando se elegeu deputado federal pelo Distrito Federal, pela Aliança Republicana. Durante a legislatura, fez parte da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, e ajudou o prefeito Paulo de Frontin, no plano de abastecimento de água.

Já no ano de 1920, foi eleito senador. Apoiou, como líder da Aliança Republicana a candidatura de Artur Bernardes, que foi eleito em março de 1922 nas eleições do sucessor do presidente na época, Epitácio Pessoa. A carreira no senado durou até 1926. Depois da Revolução de 1930, se elegeu mais uma vez deputado pelo Distrito Federal como candidato avulso à Assembleia Nacional Constituinte. A legenda carregava o título de “o candidato da cidade”. Tomou a posse em novembro daquele ano, passando a compor a Comissão Constitucional, conhecida como Comissão dos 26, que estudava o anteprojeto da Constituição.

Foi reeleito em outubro de 1934, e continuou na Câmara, sendo um opositor do governo de Getúlio Vargas. Ficou na Câmara dos Deputados até novembro de 1937, quando o Estado Novo eliminou todos os órgãos legislativos do Brasil. Apesar de estar fora do Parlamento, se manteve na posição de opositor ao governo. Como jornalista, foi fundador do jornal A Tarde. Também era sócio da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da Federação das Associações Comerciais do Brasil, como representante do estado de Minas Gerais, e do Instituto Politécnico, do Clube de Engenharia, do qual foi presidente e por fim, do Aeroclube Brasileiro, que também foi mandatário.

Faleceu no Rio de Janeiro em 1942.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Matoso_de_Sampaio_Correia