José Fernandes Pinto Alpoim

Atual Ocupante: Marcia Barbosa Henriques Mantelli
Posse: 2017

José Fernandes Pinto Alpoim (Viana do Castelo1700 — Rio de Janeiro, 1765) foi um militar português e um dos principais nomes da arquitetura do século XVIII no Brasil colonial, particularmente no Rio de Janeiro.

José Fernandes Pinto Alpoim começou seus estudos militares na Academia de Viana do Minho. Posteriormente aprofundou seus estudos na Academia Militar em Lisboa. Nos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo encontra-se a carta patente de Alpoim como Sargento-Mor de Artilharia, datada de 19 de agosto de 1738. Esse documento possibilitou comprovar algumas das missões de José Fernandes Pinto Alpoim como militar e engenheiro de Portugal. Alpoim trabalhou sob a orientação do Engenheiro-Mor do Reino e Professor da Academia Militar de Lisboa, Manuel de Azevedo Fortes. Chegou ao Rio de Janeiro em 1738, passando a trabalhar em estreita colaboração com o Governador Gomes Freire de Andrade. Como engenheiro militar trabalhou no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.

Sua obra principal de engenharia foi o desenho e a construção, em 1744, da máquina para carenar navios, chamada Paixão. Em 1760 ascendeu ao posto de brigadeiro.

Entre suas obras no Rio de Janeiro contam-se a reforma do Aqueduto da Carioca e a edificação do Convento de Santa Teresa, do convento da Ajuda, da Casa dos Governadores (Paço Imperial), a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, das casas de Teles de Meneses no Largo do Carmo (incluindo o Arco do Teles, atual Praça XV de Novembro), do claustro do Mosteiro de São Bento e de várias fortificações.

Em Minas Gerais desenhou a planta da cidade de Mariana, antiga Vila do Ribeirão do Carmo, e o Palácio dos Governadores de Ouro Preto. Morreu em 1765 no Rio de Janeiro.

Alpoim ministrou aulas no curso de artilharia e fortificações que treinava engenheiros militares no Rio. Para as aulas escreveu dois importantes tratados, o Exame de Artilheiros (1744) e o Exame de Bombeiros (1748).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Fernandes_Pinto_Alpoim