José Carlos Figueiredo Ferraz

Atual Ocupante: Luis Roberto Andrade Ponte
Posse: 1994

José Carlos de Figueiredo Ferraz nasceu em Campinas (SP) em 1918, filho do engenheiro Odon Carlos de Figueiredo Ferraz e de Julieta Martins de Figueiredo Ferraz.

Fez seus estudos no Liceu Nacional Rio Branco, no Colégio Universitário da Universidade de São Paulo (USP) e no Ginásio São Bento. Tornou-se professor do curso pré-politécnico do Ginásio São Bento em 1937. Em 1940, formou-se em engenharia pela Escola Politécnica da USP e lecionou, como assistente, física, cálculo vetorial e análise matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Em 1941 fundou a empresa Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos.

No período de 1941 a 1945 foi engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em 1946 foi convidado para lecionar resistência dos materiais, como assistente, na Escola Politécnica. Em 1948, assumiu a mesma cadeira na Faculdade de Engenharia Industrial da PUC, onde permaneceu até 1951, quando prestou exame para livre-docente da cadeira de pontes e grandes estruturas da Escola Politécnica da USP. Em 1954 deixou o cargo de assistente na Escola Politécnica. Na década de 1950 doutourou-se em ciências físicas e matemáticas e foi ainda catedrático de concreto armado da Faculdade de Arquitetura de São Paulo e professor da Escola de Engenharia Mackenzie. Em 1957 foi secretário municipal de Obras, no governo de Ademar de Barros (1957-1958). Em 1967 tornou-se secretário Estadual de Transportes, no governo de Roberto de Abreu Sodré (1967-1971), permanecendo no cargo até o ano seguinte.

Em 1971 foi indicado pelo governador de São Paulo, Laudo Natel (1971-1975), para ocupar a prefeitura da capital.  Durante sua permanência no cargo, ampliou o Plano Urbanístico Básico para abranger a área social do município, modificou a estrutura burocrática da Prefeitura e centralizou o setor de transportes. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), secretário da Associação Brasileira de Concreto Protendido e Urbanismo da USP e membro de várias outras agremiações, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), a Sociedade Matemática de São Paulo, a Association Internationale des Ponts et Charpentes, o Grupo de Desenvolvimento do Concreto Protendido, da Inglaterra, e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos. Dentre as obras de seu escritório técnico de engenharia destacaram-se a Catedral da Sé, o Museu de Arte de São Paulo, o edifício Casper Líbero e estruturas da Cidade Universitária, todos na capital paulista. Faleceu na cidade de São Paulo em 1994.

Fonte: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/jose-carlos-de-figueiredo-ferraz