John Reginald Cotrim

Atual Ocupante: Celso Ferreira
Posse: 2023

John Reginald Cotrim foi Vice-Presidente e diretor-técnico da Cemig; presidente de Furnas; diretor técnico da Itaipu Binacional. John Reginald Cotrim nasceu em Manchester, Inglaterra, em 1915. Tornou-se brasileiro nato com base na Constituição de 1891. Formou-se engenheiro civil em 1936 pela Escola Politécnica. Iniciou suas atividades profissionais ainda estudante, como calculista de concreto armado para empresas especializadas. Em 1937 ingressou como engenheiro na Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb), empresa do grupo norte-americano American & Foreign Power Company (Amforp).

Em 1942 foi para os Estados Unidos onde cumpriu um período de estágio na Electric Bond & Share Corporation (Ebasco), em coordenação e operação de sistemas interligados. De 1943 a 1944 atuou na coordenação dos sistemas elétricos do Noroeste daquele país. Nesse último ano retornou ao Brasil e em 1947 tornou-se colaborador dos trabalhos da Comissão Especial do Plano Nacional de Eletrificação do Conselho Federal de Comércio Exterior (CFCE). No ano seguinte passou a integrar o grupo chefiado pelo engenheiro Lucas Lopes responsável pela elaboração do Plano de Eletrificação de Minas Gerais, permanecendo no mesmo até 1950.

Ainda em 1948 tornou-se consultor-técnico da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), função que exerceria até 1951. Participou da organização da Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A. (Cemig). Tornou-se vice-presidente e diretor-técnico dessa empresa, tendo exercido essas funções até 1957. De 1955 a 1956 integrou o Conselho Diretivo e Coordenador Geral dos Trabalhos do Plano de Eletrificação de São Paulo. Integrou e foi coordenador dos grupos de trabalho designados pelo presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961) para revisão da legislação sobre energia elétrica e atualização do Plano Nacional de Eletrificação. Foi um dos fundadores, em 1957, da Central Elétrica de Furnas S. A. (Furnas), e tornou-se o primeiro presidente dessa empresa.

No mesmo ano passou a integrar o Conselho de Administração da Cemig, no qual permaneceria até 1978. Durante sua gestão em Furnas foram construídas a Usina Hidrelétrica Furnas, a Usina Hidrelétrica Estreito, a Usina Hidrelétrica Porto Colômbia e a Usina Hidrelétrica Marimbondo, em Minas Gerais, a Usina Hidrelétrica Itumbiara, em Goiás, a Usina Hidrelétrica Funil e a Usina Termelétrica Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e foi iniciada a construção da Usina Termonuclear Angra I, integrante da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ). Juntas, essas unidades passariam a gerar cerca de 7.500 MW, cerca de 70% da potência instalada na empresa.

John Cotrim foi também responsável pela construção de uma rede de linhas de transmissão de 5.500 quilômetros de extensão, cobrindo parte importante da Região Sudeste do país. Ainda em 1962 foi eleito presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia (CBCME), cargo que exerceria até 1985. Em 1965 passou a integrar o Conselho de Administração da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), no qual permaneceria até 1978. Permaneceu no cargo de diretor-técnico da Itaipu Binacional até 1985, quando se tornou consultor dessa empresa, função que exerceria até o fim da vida. Integrou o Conselho de Administração da Light – Serviços de Eletricidade S.A. (Light) e foi consultor do Conselho para Assuntos de Energia (Coase) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 1991 foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE). Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1996.

Fonte: https://www.memoriadaeletricidade.com.br/acervo/604/john-reginald-cotrim