João Fortes

Atual Ocupante: Márcio João de Andrade Fortes
Posse: 1993

João Machado Fortes, nasceu em 1918 no Rio de Janeiro, falecendo em 2002 na mesma cidade. Depois de estudar na Escola pública Gonçalves Dias, em São Cristovão, entrou em 1930, para o Colégio Militar, no Rio de Janeiro. Como Oficial do Exército, serviu em Curitiba, PR, e no Rio de Janeiro. Entrou para a Escola de Engenharia de Minas Gerais, em Belo Horizonte, formando-se em 1947. Reformou-se como Major do Exército.

Como engenheiro, iniciou suas atividades em 1950 no Rio de Janeiro com o nome de João Fortes e R. Pereira, embrião da João Fortes Engenharia. Seu primeiro trabalho foi a construção de dois prédios no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Sete anos mais tarde, em 1957, transformou-se em sociedade anônima, sendo atualmente uma companhia de capital aberto. Durante os primeiros anos, dedicou-se exclusivamente ao ramo imobiliário, mas a partir dos anos 70, oportunidades de mercado permitiram a sua diversificação e expansão geográfica.

Assim, a João Fortes executou sedes de empresas, hotéis, centrais telefônicas, escolas, centros de processamento de dados, centros comerciais, obras de urbanização, conjuntos residenciais, obras industriais, expandindo sua atuação para onze estados brasileiros.