João da Costa Ferreira

Atual Ocupante: José Roberto Castilho Piqueira
Posse: 2014

João da Costa Ferreira (Lisboa, 1750 — São Paulo, 25 de abril de 1822) foi o engenheiro militar português que mais realizações executou no Brasil Colônia para o desenvolvimento da então Capitania de São Paulo. Foi Capitão da Real Academia Militar de Portugal, tendo executado várias obras relevantes na reconstrução de Lisboa. Filho de Joaquim Ferreira da Costa e de Agostinha Teresa Rosa, concluiu o curso de Matemática na Real Academia Militar.

No reinado de D. Maria I, foi mandado ao Brasil junto com Bernardo de Lorena com destino a São Paulo, onde chegou em 1788. Sua atuação era requisitada na demarcação dos limites com as possessões espanholas na América do Sul. Entretanto permaneceu em São Paulo a atuar como engenheiro em diversas obras públicas. Foi transferido para o Real Corpo de Engenheiros, onde alcançou o posto de Brigadeiro em 13 de maio de 1822.

Destacou-se em Lisboa nas obras de reconstrução da cidade após o grande terremoto de 1755 excetuando-se a Praça do Comércio e o Rossio; trabalhou nas obras do Passeio Público, do Palácio da Inquisição e do hospital real de São José no Colégio de Santo Antônio.

No Brasil, projetou e construiu da Calçada do Lorena, uma das principais obras de engenharia no Brasil do século XVIII; fez a preparação do palacete, da alfândega e do hospital de Santos; projetou e executou o Hospital Militar da Capitania de São Paulo, o Quartel da Legião de Voluntários Reais e a Casa de Câmara e Cadeia, que eram os edifícios mais vultosos na cidade de São Paulo à época; realizou o levantamento cartográfico e povoamento dos campos de Guarapuava; o levantamento da carta corográfica e hidrográfica da costa da Capitania de São Paulo e dos portos de Santos, Cananéia, Paranaguá e Guaratuba.

Seus trabalhos cartográficos foram tão bem executados que eram utilizados também pelos ingleses. Muitos destes trabalhos encontram-se hoje na Biblioteca Nacional do Brasil e no Museu Paulista.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Costa_Ferreira