João Cândido Brasil

Atual Ocupante: Marcílio Boavista Cunha
Posse: 2014

João Cândido Brazil nasceu em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, em 8 de março de 1848, filho de Joaquim Ribeiro Brazil e de D. Luiza Angélica Azevedo.

Ingressou na Escola Naval como Aspirante a Guarda-Marinha, em 23 de fevereiro de 1863.

Em 1871, parte para a Europa, com o propósito de cursar Construção Naval. Na Europa, aperfeiçoa-se nos melhores estaleiros da época, dentre os quais o inglês Armstrong, em New Castle, e o francês Forges et Chantiers de la Mediterranée.

Em 1874, de volta ao Brasil, é designado para a função de Diretor das Construções Navais do Arsenal de Marinha de Pernambuco. Em 1876, é nomeado Diretor Interino das Construções Navais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Em 16 de maio de 1881, é nomeado Diretor Efetivo das Construções Navais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Em 1894, de volta da missão na Europa, assume o cargo de Diretor das Oficinas de Construção Naval de Marinha do Rio de Janeiro. Em 1895, é nomeado Chefe Interino do Corpo de Engenheiros Navais. Em 1903, passa a exercer sua última comissão, a de Inspetor Geral de Engenharia Naval, cargo equivalente ao atual Diretor de Engenharia Naval.

O Almirante João Cândido Brazil dedicou 42 anos de sua vida ao melhoramento dos meios flutuantes do país. Ao longo de sua carreira, foi agraciadao com inúmeras medalhas e condecorações, dentre as quais cabem ser destacadas a de Comendador da Ordem da Rosa, em 1883; a Medalha do Mérito Militar, em 1888, essa em especial por atos de bravura durante a Guerra do Paraguai; a de Oficial da Ordem do Cruzeiro, em 1890; e a Medalha Militar de Ouro, em 1901. Sua brilhante carreira serve de exemplo para todos aqueles que exercem a arte da Engenharia Naval, e como estímulo à busca de aperfeiçoamento e de conhecimento tecnológico e científico.

Em 8 de julho de 2003, o Almirante Brazil foi nomeado Patrono do Corpo de Engenheiros da Marinha.

Fonte: https://www.marinha.mil.br/den/biografia