Jacob Steinberg

Atual Ocupante: Miguel Fernandez y Fernandez
Posse 2021

Jacob Steinberg foi empresário, vice-presidente da Firjan e construtor de mais de 250 edifícios.

Um prédio de nove andares no Andaraí guarda a história de uma vida dedicada ao trabalho. O empreendimento foi o primeiro construído pela Servenco, empresa fundada em 1948 pelos então jovens engenheiros Jacob e Clara Steinberg, ambos com 24 anos. A história da companhia confunde-se com a trajetória de um homem que consolidou uma imagem de empresário de sucesso no mercado imobiliário.

Nascido em 1924, o filho de imigrantes judeus teve, em casa, o exemplo para cultivar o empreendedorismo. Seu pai, Leão Steinberg, foi um bem-sucedido empresário de médio porte do ramo mobiliário em Vila Isabel. Sua mãe Clara, era a referência cultural: frequentemente, ela organizava reuniões literárias em casa.

Jacob estudou na Escola Nacional de Engenharia logo após concluir o secundário no Colégio Pedro II. Enquanto cursava a universidade, trabalhava como repórter num jornal popular e produzia cartazes publicitários para lojistas. Ao final do curso, teve a chance de seguir carreira como funcionário público, no Ministério da Educação e Saúde, mas preferiu fundar a empresa ao lado da mulher.

Ao longo da carreira, Jacob Steinberg se tornou referência para o setor imobiliário. Por diversas vezes, foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pela área de construção civil. Também foi co-fundador e diretor da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).

Sob o comando de Jacob e Clara, a Servenco construiu mais de 250 edifícios, além de duas fábricas. A empresa se transformou ao longo do tempo. Em 1983, diversificou os negócios, entrando no segmento de shopping centers, com a construção do Rio Design Center, no Leblon.

Fonte: http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=52506