Henrique Lage

Atual Ocupante: Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho
Posse: 2020

Henrique Laje nasceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de março de 1881, filho de Antônio Martins Laje Filho, armador e industrial português estabelecido no Brasil, que em 1891 fundou a Companhia Nacional de Navegação Costeira.

Engenheiro, Henrique Laje foi um dos pioneiros da industrialização brasileira, começando sua vida de empresário em 1918, quando substituiu o pai na direção de sua companhia de navegação. Procurando em seguida expandir seus negócios — que constituiriam a Organização Laje —, dedicou-se à construção naval, instalando estaleiros na ilha do Viana, na baía de Guanabara, e sendo ainda, nos primeiros anos da década de 1920, um precursor da extração do carvão mineral em Santa Catarina. Criou também a Companhia Nacional de Navegação Aérea, responsável pela produção de equipamentos aeronáuticos e a primeira fábrica de aviões no Brasil.

Elegeu-se deputado federal pelo Distrito Federal em 1934. Em 1938 fundou na ilha do Viana o primeiro forno siderúrgico do país. Contribuiu ainda para a tecnologia na área da medicina, projetando e construindo em seus estaleiros um aparelho destinado a superar dificuldades no processo de consolidação das fraturas de clavícula. No campo da construção naval, produziu para a Marinha brasileira seis corvetas de mil toneladas cada uma.

Foi proprietário ou principal acionista das seguintes empresas, além das já citadas: Lóide Nacional, Banco Sul do Brasil, Companhia Industrial Friburguense, Sauwen e Cia., Indústria Brasileira de Cerâmica, Estaleiros Guanabara, Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas, Companhia Nacional de Imóveis Urbanos, Companhia Docas de Imbituba, Companhia de Navegação de São João da Barra e Campos, Companhia Serras de Navegação e Comércio, Sociedade Brasileira de Cabotagem, Companhia do Gandarela, Companhia Nacional de Mineração e Metalurgia São Paulo-Paraná, Companhia Brasileira Carbonífera de Araranguá, Companhia Nacional Mineração de Barro Branco, Gás de Niterói, Lóide Sul-Americano, Lóide Industrial Sul-Americano de Seguros Marítimos e Terrestres, Fábrica de Tecidos Mariú, Hospital de Acidentados, Companhia Nacional de Exploração de óleos Minerais e outras. Foi proprietário do jornal Imparcial, ainda na República Velha, e mais tarde de A Tribuna.

Faleceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 2 de julho de 1941, deixando viúva Gabriella Benzanzoni, famosa cantora lírica italiana.

FONTES: ABRANCHES, J. Governos; Boletim Min. Trab. (5/36); CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação nominal; Diário do Congresso Nacional; Globo (14 e 15/3/81); Grande encic. Delta; Jornal do Brasil (11/3/81); MACEDO, R. Efemérides; Novo dic. de história.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/laje-henrique