Hélio Mello de Almeida

Atual Ocupante: José Augusto Penteado Aranha
Posse: 2016

Hélio Melo de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 12 de junho de 1919, filho de Manuel Joaquim de Almeida e de Noêmia Melo de Almeida.

Estudou nos colégios Ottati (1935) e Pedro II (1936-1937), em sua cidade natal, ingressando em 1939 na Escola Politécnica, hoje Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hélio de Almeida formou-se em engenharia civil e elétrica no final de 1943. No ano seguinte, continuando a trabalhar na Fonseca Almeida e Cia. Ltda., foi um dos fundadores da Companhia Brasileira de Sinalização S.A., da qual se tornou diretor-técnico Em 1948 e 1949, estagiou em ferrovias e indústrias de equipamentos ferroviários como a Union Pacific Railroad, a Seabord Railroad, a Santa Fe Railroad e a Union Switch and Signal Co., localizadas nos Estados Unidos, e a Westinghouse Brake and Signal Co., na Inglaterra. Responsável por diversos serviços de engenharia ferroviária referentes a sinalização e controle, em 1953 tornou-se membro da Associação Permanente dos Congressos de Estradas de Ferro e diretor da Fonseca Almeida Comércio e Indústria S.A.

Em 1955 ingressou no conselho diretor do Clube de Engenharia, passando três anos depois à condição de secretário-geral da entidade. Em 1º de setembro de 1961, assumiu a presidência do clube. Ainda em 1961, tornou-se ministro da Viação e Obras Públicas.

Em 1964, foi eleito presidente de honra, sócio benemérito do Clube de Engenharia e membro vitalício do seu conselho diretor.

Em 1967, Hélio de Almeida voltou à presidência do Clube de Engenharia, onde se destacou na defesa dos profissionais brasileiros do setor, denunciando sistematicamente a contratação de serviços de firmas estrangeiras, avalizada pelo ministro do Planejamento Roberto Campos. Reeleito em 1970 para mais um triênio, permaneceu na presidência da entidade até 1973.

Em 15 de novembro de 1974, foi eleito deputado federal pelo estado da Guanabara na legenda do MDB.

Durante sua carreira como engenheiro, foi responsável pela implantação do controle eletrônico de tráfego em várias ferrovias brasileiras, inclusive a Central do Brasil. Ocupou também os cargos de diretor-superintendente da empresa Freios e Sinais do Brasil S.A. e da Fonseca Almeida Comércio e Indústria S.A., de diretor-presidente da Fonseca Almeida Empreendimentos S.A., da Companhia Brasileira de Engenharia e Indústria (CBEI) e da Companhia Brasileira de Equipamentos (Cobreq), e de representante no Brasil das empresas Westinghouse Air Brake Co., Allis Chalmers e Timken Co. Foi ainda vice-presidente da Associação Ferroviária Brasileira, membro do conselho diretor da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, da comissão nacional da Associação do Congresso Pan-Americano de Estradas de Ferro, do Instituto de Engenharia de São Paulo, da Sociedade Mineira de Engenheiros, da Société des Ingénieurs et Scientifiques de France, da American Railroad Engineering Association, da Association of American Railroads e da British Institution of Signal Engineers.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 5 de abril de 2002.

Publicou Aspectos dos problemas social, cultural e econômico do universitário do Brasil (1941).

FONTES: ALMEIDA, H. Sumário; BANDEIRA, L. Governo; BANDEIRA, L. Presença; CACHAPUZ, P. Cronologia; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1975-1979); CARONE, E. Estado; CASTELO BRANCO, C. Militares (1); COUTINHO, A. Brasil; Encic. Mirador; FICHÁRIO PESQ. M. AMORIM; Folha da Manhã, SP (26/6/65); Grande encic. Delta; INF. FAM.; Jornal do Brasil (22/11/74, 19/2/76, 1/7 e 2/8/77); Jornal do Comércio, Rio (25/1/63); MIN. VIAÇÃO. Dados; NÉRI. S. 16; POERNER, A. Poder; RIBEIRO FILHO, J. Dic.; SILVA, H. 1964; SOARES, E. Instituições; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; Súmulas; VIANA FILHO, L. Governo; VÍTOR, M. Cinco; Who’s who in Brazil (4); Who’s who in Latin.

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