Guilherme Schuch de Capanema (Barão de Capanema)

Atual Ocupante: Jorge Daniel Riera
Posse: 2014

Guilherme Schüch, posteriormente Guilherme Capanema, primeiro e único barão de Capanema, (Ouro Preto, 17 de janeiro de 1824 — Rio de Janeiro, 28 de julho de 1908) foi um naturalista, engenheiro e físico brasileiro, responsável pela instalação da primeira linha telegráfica do Brasil. Foi bisavô do político Gustavo Capanema (1900-1985).

Filho do austríaco Rochus Schüch, natural da Morávia, que veio para o Brasil em 1817 como integrante da comitiva da Princesa Leopoldina, e da suiça Josefina Roth, que seu pai conhecera na colônia de Nova Friburgo.

Em 1841 foi enviado para a Europa, aos cuidados do Visconde de Barbacena, para estudar engenharia. Cursou todas as matérias do curso técnico da Escola Politécnica de Viena e depois a Academia de Minas de Freiberg entre 1846 e 1847. Formou-se doutor em matemática e ciência pela antiga Escola Militar do Rio de Janeiro.

De volta ao Brasil foi aprovado e em seguida nomeado lente substituto da Escola Central. Foi também professor de física e de mineralogia na Escola Militar.
Foi responsável pela fundação, em 11 de maio de 1852, do Telégrafo Nacional, sendo seu primeiro diretor. Participou da Comissão Científica do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, criada em 1856, onde foi diretor da Seção Geológica e Mineralógica.

Em 1863 foi enviado à Real Fábrica de Ferro de Ipanema, em Iperó, perto de Sorocaba, tendo revitalizando-a. Em 1889 com a Proclamação da República se aposentou da direção do Telégrafo Nacional. Em 1903 foi nomeado diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Como empresário, inventou e produziu o Formicida Capanema, contra a saúva, comercializado até o início do século XX; foi também proprietário de uma fábrica de papel chamada Fábrica Orianda, situada em Petrópolis.

Recebeu o título de barão em 26 de fevereiro de 1881 por decreto de Dom Pedro II, também das comendas da Imperial Ordem da Rosa e da Imperial Ordem de Cristo.

Em 03 de novembro de 1965, a 1ª Companhia de Comunicações se transformou em 1º Batalhão de Comunicações de Exército, herdando a denominação histórica de BARÃO DE CAPANEMA, atualmente Batalhão Escola de Comunicações – BesCom.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Sch%C3%BCch