Francisco Prestes Maia

Atual Ocupante: Luciano Decóurt
Posse: 2012

Francisco Prestes Maia nasceu em Amparo (SP) no dia 19 de março de 1896, filho de Manuel Azevedo Maia e de Carolina Prestes.

Depois de concluir o curso de humanidades no Ginásio São Bento, ingressou na Escola Politécnica de São Paulo, pela qual se formou engenheiro civil em 1917. No ano seguinte, montou um escritório de negócios imobiliários e, ao mesmo tempo, começou a trabalhar na Secretaria de Viação e Obras Públicas do governo estadual, ingressando na comissão que projetou e construiu obras urbanísticas na capital, como a avenida Independência e a canalização do córrego do Ipiranga.

Foi professor da Escola Politécnica durante dez anos, tendo elaborado planos de urbanização para Recife e as cidades paulistas de Campos do Jordão, Santos e Campinas. Assumiu a chefia da Secretaria de Viação e Obras Públicas da Prefeitura de São Paulo durante a gestão de José Pires do Rio (1926-1930), elaborando um plano de reestruturação da cidade divulgado em 1929 e muito elogiado, inclusive por Alfred Agache e outros urbanistas de renome internacional.

Depois da Revolução de 1930, passou a se dedicar exclusivamente a atividades privadas. Em 27 de abril de 1938, voltou à vida pública como prefeito da capital paulista, nomeado pelo interventor federal no estado, Ademar de Barros. Nesse período projetou e abriu avenidas; prosseguiu a construção do Estádio Municipal do Pacaembu; construiu a ponte das Bandeiras, a galeria Prestes Maia e grande número de viadutos; planificou e executou parcialmente os dois sistemas básicos de irradiação de tráfego da cidade (avenida Circular e sistema Y), e retificou o curso do rio Tietê, aproveitando 17 km2 de terras de várzea para avenidas marginais e obras públicas.

Prestes Maia permaneceu no cargo até 27 de outubro de 1945, dois dias antes da queda do Estado Novo.

Candidato a prefeito em 1961, Prestes Maia foi vitorioso com o apoio do governador Carlos Alberto Carvalho Pinto, que fora seu assessor jurídico entre 1938 e 1945. Prestes Maia foi mantido em seu cargo depois do movimento político-militar que derrubou o presidente João Goulart em 31 de março de 1964, com apoio do governador paulista Ademar de Barros.

Faleceu na cidade de São Paulo no dia 24 de abril de 1965, sendo substituído por José Vicente Faria Lima.

Publicou as seguintes obras: Estudo de um plano de avenidas para a cidade de São Paulo (1930), São Paulo, metrópole do século XX (1942), O plano urbanístico da cidade de São Paulo (1945) e Plano regional de Santos (1950).

FONTES: ARAÚJO, A. Chefes; CAVALCANTI, T. Comportamento; Diário de Notícias, Rio (10/5/38); Efemérides paulistas; Encic. Mirador; Grande encic. Delta; MELO, L. Dic.; Novo dic. de história; SAMPAIO, R. Ademar.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/francisco-prestes-maia