Eduardo Guinle

Atual Ocupante: Virgílio Augusto Fernandes de Almeida
Posse: 2012

Eduardo Pallasim Guinle (Porto Alegre, 1846 — Rio de Janeiro, 1912) foi um empreiteiro, industrial e banqueiro brasileiro.

Foi o patriarca dos Guinle, uma das famílias mais ricas do Brasil entre o Império e os governos militares. A proximidade do poder na então capital federal, o Rio de Janeiro, favoreceu sobremaneira os negócios da família Guinle, que explorou por noventa anos o Porto de Santos e executou diversas obras públicas no país. A transferência da capital para Brasília causou a derrocada financeira do clã.

Eduardo era filho dos imigrantes franceses, que imigraram para o Uruguai (e depois imigraram para o Brasil) Jean-Arnauld Guinle e Josephine Désirée Bernardine Palassin.

Em 1888, os empresários Eduardo Palassin Guinle, Francisco de Paula Ribeiro e Cândido Gaffrée receberam da Princesa Isabel a concessão, durante 92 anos, do porto de Santos onde fundaram a Companhia Docas de Santos no auge da exportação de café.

Há uma rua com seu nome em Botafogo, Rio de Janeiro. Além disso, há uma rua com o nome de sua esposa (Rua Guilhermina Guinle) e um busto, dedicado à Eduardo, no Copacabana Palace. Há também um estádio de futebol em Nova Friburgo (região serrana do Rio de Janeiro) com o seu nome.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Palassin_Guinle