César de Sá Rabello

Atual Ocupante: Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Posse: 2012

Cesar de Sá Rabello foi um engenheiro brasileiro presidente da Companhia Brasileira de Energia Elétrica, da Companhia de Energia Elétrica da Bahia, da Companhia Força e Luz de Minas Gerais e presidente do conselho consultivo da Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas Brasileiras.

Cesar Rabello era engenheiro civil e realizou com seus colegas de turma, Luiz Cantanhede e Sampaio Correa, o projeto de abastecimento de água e serviço de esgoto para São Paulo de Muriaé. Mudou-se para o estado de São Paulo, onde trabalhou por quatro anos na Estrada de Ferro Paulista, sob a direção de Torres Neves e Francisco Monlevade. No ano de 1905, o titular retornou ao Rio de Janeiro onde se juntou ao Grupo Guinle, dedicando-se, desde então, ao desenvolvimento da eletricidade no Brasil.

Atuou no cargo de diretor-técnico da Companhia Brasileira de Energia Elétrica – CBEE, iniciando a construção da Usina Hidrelétrica de Alberto Torres, mais conhecida como Usina de Piabanha, a qual começou a operar em 1909, garantindo o abastecimento de energia elétrica das cidades de Petrópolis e Niterói.

Rabello participou da construção da Usina Hidrelétrica de Bananeiras, no rio Paraguaçu, no município de Santo Estevão de Jacuípe, na Bahia. No ano de 1920, a Usina Hidrelétrica de Bananeiras foi inaugurada, promovendo o fornecimento de energia elétrica ao recôncavo baiano e à capital do estado e assegurando o abastecimento energético à iluminação pública e doméstica e aos transportes urbanos de Salvador. Com a incorporação da CBEE pelo Grupo de Empresas Elétricas, Cesar Rabello continuou como membro do Conselho Consultivo, tendo seu mandato sucessivamente renovado.

Soma-se ao seu currículo suas atividades como diretor-presidente da Companhia Energia Elétrica da Bahia – Coelba, diretor da CBEE, diretor da Companhia Força e Luz de Minas Gerais – CFLMG, membro do Conselho Fiscal da Companhia Mineira de Eletricidade – CME e consultor técnico das Docas de Santos. Cesar Rabello recebeu do governo a condecoração com a Ordem do Mérito, se tornando, assim, o primeiro engenheiro a alcançar a distinção pelos numerosos e proveitosos serviços profissionais prestados no Brasil.

Fonte: https://memoriadaeletricidade.com.br/acervo/156/cesar-de-sa-rabello