Casimiro Montenegro Filho (Marechal do Ar)

Atual Ocupante: Edgar Dutra Zanotto
Posse: 2014

Casimiro Montenegro Filho (Fortaleza, Ceará, 29 de outubro de 1904 — Petrópolis, Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2000).

Marechal-do-Ar, Casimiro Montenegro Filho foi militar do Exército Brasileiro, tendo passado, na criação do Ministério da Aeronáutica, para a Força Aérea Brasileira. Quando ainda era um jovem Tenente-aviador do Exército, foi um dos responsáveis pela criação do Correio Aéreo Militar, que veio a se tornar o Correio Aéreo Nacional.

Foi idealizador e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), este sendo posteriormente denominado de Centro Técnico Aeroespacial, de Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial e, atualmente, de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Casimiro ocupou a direção do CTA por longos períodos até 1965, quando foi exonerado pelo Ministro Eduardo Gomes, para não mais retornar.

No dia 2 de Dezembro de 1975 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas. Foi agraciado em 1981 com o Prêmio Anísio Teixeira em sua primeira edição.

O Marechal Casimiro Montenegro Filho morreu aos 95 anos de idade, em Petrópolis, na madrugada do dia 26 de fevereiro de 2000, e foi enterrado com honras militares, quando o seu caixão foi conduzido por seis alunos do ITA: 3 alunos civis e 3 alunos Aspirantes a Oficial Engenheiro.

O corpo de Montenegro repousa na Cripta dos Aviadores do Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Fonte da Pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_Montenegro_Filho