Bernardo Sayão

Atual Ocupante: Alberto de Sampaio Ferraz Jardim Sayão
Posse: 2011

Bernardo Sayão Carvalho Araújo (Rio de Janeiro, 1901 — 1959) foi um engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura e político brasileiro.

Formado em 1923 na Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária de Belo Horizonte, teve como principal projeto o desenvolvimento da região central do Brasil.

Fundou a “CANG” Colônia Agrícola Nacional de Goiás, na Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas deu origem à cidade de Ceres. Em razão do bem-sucedido trabalho lá realizado, em 1954, foi eleito vice-governador de Goiás, chegando a governar o estado interinamente por um mês e meio, de 31 de janeiro a 12 de março de 1955.

Em setembro de 1956, tornou-se um dos diretores da NOVACAP, sendo Israel Pinheiro o presidente, além de Ernesto Silva e Íris Meinberg. Nessa condição contribuiu significativamente, com sua liderança e carisma, para a credibilidade e início das obras de construção de Brasília.

Em 1958, Juscelino Kubitschek lhe encarrega a construção do trecho norte da Transbrasiliana (a Belém-Brasília), acompanhando pessoalmente as obras. Mas, no início de janeiro de 1959, durante os trabalhos de abertura da mata, uma árvore é derrubada de forma equivocada e atinge o barracão onde se encontrava Sayão, que morre no mesmo dia.

Bernardo Sayão dá nome a um município brasileiro no estado do Tocantins, além de ser homenageado por vários municípios às margens da Belém-Brasília, onde batizaram com seu nome diversas praças, avenidas e ruas. No Distrito Federal, foi criado, no dia 10 de outubro de 2002, por decreto do então governador Joaquim Roriz, o Parque Ecológico Bernardo Sayão, localizado entre o Jardim Botânico e o Lago Sul, na altura das QIs 27 e 29.

Em 1969, os alunos da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, fundaram seu Centro Acadêmico com o nome do Engenheiro. O CABS – Centro Acadêmico Bernardo Sayão, tem a função de integrar os estudantes, auxiliando-os em atividades acadêmicas, cívicas e recreativas, oferecendo cursos de línguas, promovendo eventos educativos como palestras, torneios esportivos, mostras de cinema e debates sobre temas sociais, além de cursos livres de tecnologia.

Fonte da pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Say%C3%A3o_Carvalho_Ara%C3%BAjo