Américo René Giannetti

Atual Ocupante: Alvaro Toubes Prata
Posse: 2014

Empresário visionário, foi o fundador da primeira indústria de alumínio do Brasil, sediada em Ouro Preto, Minas Gerais, chamada Eletro-Chímica Brasileira. Para sua instalação, o empresário viajou na década de 30 numa expedição de meses para pesquisa e busca de tecnologias a serem implantadas no Brasil.

A construção da fábrica era desejo primordial de Giannetti desde 1934, mas só foi possível com a entrada da Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando o presidente Getúlio Vargas o incentivou fortemente na produção de alumínio para suprir as necessidades nacionais da época, que era totalmente dependente de importações de outros países.

Assim, no dia 26 de março de 1945, o Brasil produzia seu primeiro lingote de alumínio, que foi entregue por Giannetti em mãos ao presidente Vargas realizando, assim, um sonho, além de transformar industrialmente e tecnologicamente o país que, apenas quatro décadas depois, se tornou um dos grandes produtores mundiais do metal.

Devido à sua grande liderança e influência no campo empresarial do país, Giannetti foi o fundador da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG ) criada no dia 12 de fevereiro de 1933, tendo exercido sua presidência por quase uma década (1940-1947).

Com suas ideologias empresariais se tornou político e nomeado Secretário de Agricultura, Industria, Comércio e Trabalho no governo Milton Campos (1947-1951), onde elaborou o plano de recuperação econômica e de fomento da produção, que levantou o estado de Minas Gerais economicamente, garantindo seu pleno desenvolvimento.

Com o término do governo Milton Campos e o notório reconhecimento público pelo trabalho realizado na pasta, tornou-se candidato à prefeitura da capital mineira. Em uma campanha de poucas semanas, que lhe garantiu votação expressiva, foi eleito prefeito de Belo Horizonte/MG em 1950. Faleceu no exercício de seu mandato em 1954.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rico_Renn%C3%A9_Giannetti