Alcir José Monticelli

Atual Ocupante: Mario Veiga Ferraz Ferreira
Posse: 2017

Lecionou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde também realizou pesquisas no Electronic Research Laboratory entre 1982 e 1985. Foi consultor de projetos de pesquisas patrocinados pelo EPRI e realizados na Universidade Stanford em 1984-1985. Trabalhou como pesquisador no Laboratório de Sistemas Industriais da Mitsubishi Electric Corporation no Japão em 1990-1991. Atuou em vários projetos de transferência de tecnologia para o setor produtivo no Brasil e nos Estados Unidos desde 1973. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP. Entre 1995 e 1996 foi Coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica do CNPq.

Foi assessor da National Science Foundation – NSF, dos Estados Unidos. Membro do Comitê Técnico da IEEE Power Industry Computer Applications Conference. Foi membro do Comitê Técnico da Power Systems Computer Conference e do Comitê Consultivo da International Conference on Expert Systems Applications to Power Systems. Foi coordenador do Programa de Energia da UNICAMP. Orientou vinte teses de mestrado e doutorado.

É autor de um livro sobre Sistemas de Potência publicado pela Editora Edgar Blücher, em 1982, e mais de trinta artigos publicados em periódicos internacionais de primeira linha, sendo a maioria deles nos Transactions do IEEE. Vários desses trabalhos estão entre os mais citados na literatura especializada correspondente. As técnicas desenvolvidas têm encontrado ampla utilização industrial tanto no Brasil como no exterior, sendo que algumas delas, como por exemplo os métodos de estimação de estado e de modelagem de redes não observáveis, estão entre os mais empregados pela indústria de energia elétrica em todo o mundo. Essas contribuições à indústria de energia elétrica lhe valeram o título de Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers em 1996 e o prêmio Destaque de Ciência e Tecnologia da Companhia Paulista de Força e Luz em 1994. Possuía um grande interesse pelo ensino de graduação o que o levou a ser em diversas ocasiões paraninfo, patrono e professor homenageado de turmas de formandos da UNICAMP.

Fonte de Pesquisa: Academia Brasileira de Ciências.