Wagner Granja Victer

Posse: 2009
Cadeira: 197
Patrono: Theophilo Benedicto Ottoni Netto

Nasceu no Rio de Janeiro. É Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem curso de Pós-Graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e Especialização em Gerência de Projetos ( PIAM) pela Harvard University.

Trabalhou como Engenheiro e em cargos gerenciais em diversas empresas como: Grupo Gerdau, Light e Petrobras (onde é funcionário de carreira admitido como Engenheiro de Equipamentos por concurso público em 1987 e está atualmente classificado como Engenheiro Master). Foi Secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio de Janeiro durante 8 anos e Presidente da Nova CEDAE por 8 anos, foi Presidente da FAETEC, e também foi Secretário de Estado de Educação. No período de 2019 a 2023 foi o Diretor Geral da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). A partir de Junho de 2023 atua como Consultor da Presidencia da Petrobras.

Foi Membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e Conselheiro de diversas entidades de classe da engenharia como Clube de Engenharia (onde ainda está como Conselheiro Vitalício) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ).

Foi também membro do Conselho de Administração da CIA Docas e Vice Presidente do Conselho de Administração da CEDAE, da CODIN e da AGERIO (antiga INVEST RIO) e de diversas outras Empresas Públicas e privadas. Atuou como Professor em Cursos de Pós-Graduação em Energia e Meio Ambiente em instituições de ensino como Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), COPPE e em graduação nos cursos de Engenharia da Universidade Estácio de Sá. É, há mais de 10 anos, Conselheiro de Administração “Certificado” pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Atualmente é Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia e da Academia Nacional de Economia e Colunista Permanente da Revista Brasil Energia, e da Rádio Nova Brasil FM com a Coluna “Rio Soluções e Sustentabilidade”.

Recebeu diversos reconhecimentos públicos tais como “Personalidade do Ano no Gás”, em 2006, pela ABEGAS, “Personalidade Mundial do GNV”, em 2008, pelo Instituto Mundial do GNV (IAGNV), “Prêmio Responsabilidade Social” de 2011 pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-RJ) e “Personalidade do Ano da Engenharia de Custos” do ano de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), “Mérito Nacional da Engenharia” de 2012 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Escolhido “Administrador do Ano”, em 2014, pelo Conselho Regional de Administração – CRA, e “Administrador Público do Ano no Brasil”, em 2015, pelo CEBRASSE.

É também, Autor e Coautor de diversos livros como “Cartas a Um Jovem Engenheiro” e “A Construção e Destruição do Setor Elétrico Brasileiro”, “Ética um Caminho sem Volta” e “Os Desafios do Ensino Médio”.