Paulo Cesar Pellanda

Posse: 2020
Cadeira: 196
Patrono: Theodoro Augusto Ramos

Coronel Engenheiro Militar da reserva do Exército Brasileiro e Professor de Carreira do Magistério Superior Federal. Engenheiro Eletricista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Engenheiro Militar e Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), mestre em Ciências Militares e especialista em Política, Estratégia e Alta Administração Militar pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Doutor em Controle Automático pelo Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace, com o Prêmio de Melhor Tese da França pelo Centre National de la Recherche Scientifique. Possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de ensino de engenharia, em projetos de engenharia elétrica, na pesquisa e na gestão de obras e de ensino.

Como professor e pesquisador do IME desde 1992, atualmente é o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Proteção de Sistemas Elétricos realizado em cooperação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, foi Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e do Grupo de Pesquisa em Mísseis e Foguetes do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. Coordenou a criação e implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa em nível de Mestrado e Doutorado, tendo sido o seu primeiro coordenador após o início do seu funcionamento. Depositou 2 pedidos de patentes e orientou teses de 12 doutorados e 45 dissertações de mestrados, tendo publicado mais de 170 artigos científicos em periódicos e conferências científicas nacionais e internacionais, além de 5 capítulos de livros. Participou, em diversas Universidades brasileiras e estrangeiras, de mais de 170 bancas examinadoras de teses de doutorado e de dissertações de mestrado. Coordenou diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse do Exército, envolvendo tecnologias missilísticas, segurança cibernética, controle de sistemas elétricos e fontes alternativas de energia, financiados pela FINEP, CNPq, FAPERJ, Petrobras, Itaipu Binacional e Exército Brasileiro. Participou de avaliações de projetos estratégicos de desenvolvimento de sensores e sistemas vinculados ao Programa Espacial Brasileiro. É revisor dos principais periódicos científicos internacionais na área de Sistemas de Controle e consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP e Agência Espacial Brasileira, tendo participado da avaliação de dezenas de projetos de pesquisa.

Como Responsável pelo Planejamento e Programação da Diretoria de Obras Militares e Subdiretor de Obras do Exército, coordenou as atividades de planejamento estratégico, orçamentário, programação financeira, projetos, controles e estatísticas relacionadas a contratos de obras de arquitetura e engenharia civil para a construção e manutenção de instalações em áreas sob jurisdição do Exército espalhadas por todo o território brasileiro, envolvendo a gestão do ciclo de vida de mais de 80 mil benfeitorias em 1,8 mil imóveis da União. Colaborou, em nível de alto gestor, para o desenvolvimento e a consolidação, pela própria Diretoria, de um sistema de Tecnologia da Informação e Comunicação para a gestão do ciclo de vida de todo o ambiente construído do Exército Brasileiro, baseado em tecnologias colaborativas e integradoras – BIM (Building Information Modeling), ILM (Infraestructure Life-Cycle Management), CVE (Collaborative Virtual Environments), Visualização de Dados,

Mapeamento Espacial, Nuvem etc. – que proporcionou alto grau de transparência aos processos e alta interoperabilidade de dados técnicos e administrativos. Foi Chefe e Ordenador de Despesas da Comissão Regional de Obras da 2ª Região Militar, em São Paulo, ocasião em que administrou a aplicação de vultuosos recursos, realizando a gestão técnica, financeira e contratual de reforma e construção e serviços de engenharia em áreas sob jurisdição do Exército no Estado de São Paulo, incluindo o planejamento das obras de implantação, adequação, ampliação e revitalização do sistema de pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos. Trabalhou na área de obras de instalações elétricas nos estados do PR, SC, RJ, AM, AC e RR. Na Região Amazônica, participou também de estudos de viabilidade da implantação de fontes alternativas de energia e energia renovável – solar fotovoltaica e hidrelétrica – em localidades isoladas da Amazônia, para atendimento de bases militares e comunidades indígenas, ocasião em que participou do projeto e construção de cinco pequenas centrais hidrelétricas nas fronteiras amazônicas.

Foi presidente eleito da Sociedade Brasileira de Engenharia Inercial. Foi também eleito membro Ad Vitam e presidente da Academia Brasileira de Engenharia Militar. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia, membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers e da Sociedade Brasileira de Automática e membro fundador da Sociedade Brasileira de Engenharia Inercial. Recebeu 16 prêmios e condecorações militares e civis por contribuições no campo da Engenharia e da Ciência e Tecnologia.