Niro Higuchi

Posse: 2013
Cadeira: 150
Patrono: Luiz Raphael Vieira Souto

Natural de Jacarezinho, o Acadêmico Niro Higuchi foi criado em Chavantes (SP), mas foi no meio da floresta que desenvolveu sua vocação profissional. Engenheiro Florestal, há mais de 40 anos pesquisa a Floresta Amazônica. “Eu não escolhi a engenharia florestal; ela me escolheu. Eu queria ser agrônomo, mas o destino fez com que o meu procurador me inscrevesse, sem querer, para engenharia florestal”, conta o Acadêmico, que fez o curso superior na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, onde também obteve o título de mestre. Fez doutorado na Michigan State University, nos Estados Unidos, e pós-doutorado na University of Oxford, na Inglaterra.

“Depois que eu fui escolhido pela engenharia florestal, a minha intuição indicava que a minha carreira só poderia ser construída na Amazônia. Passei dois anos em Cuiabá morando no meio do cerrado; tudo muito lindo, mas como engenheiro eu sentia a falta de DAP nas árvores daquele bioma. Novamente, eu fui beneficiado pelo destino quando apareceu a oportunidade de trabalhar para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, em 1980. Aqui estou desde então e aqui vou ficar até encerrar a minha carreira de engenheiro florestal”, diz o Acadêmico Niro Higuchi, ressaltando que trabalhar com a Floresta Amazônica é um privilégio para poucos.

O engenheiro atua principalmente na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Inventário e Manejo Florestal. Há mais de 40 anos é pesquisador do INPA, onde é também responsável pela disciplina de Manejo Florestal do curso de pós-graduação em Ciências de Florestas Tropicais do instituto. Também lecionou na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Atualmente é coordenador do projeto INCT – Madeiras da Amazônia, que foi aprovado (a primeira versão) em 2009. O objetivo do projeto é definir os cuidados mínimos para praticar o manejo florestal sustentável na Amazônia, de uma floresta com idade média de 490 anos, heterogênea e complexa. Este projeto é financiado pelo consórcio CNPq/FAPEAM/CAPES.

O Acadêmico Niro Higuchi recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto com outros cientistas que trabalham na ONU, para estudos e defesa do Clima. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Fundação Bunge na categoria “Vida e Obra” — concedido em reconhecimento à obra de um especialista. É membro da Academia Brasileira de Ciências.

Também recebeu o diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão; a Menção Honrosa “Warwick Estevam Kerr”, do INPA; e o JICA’s Presidente Award, da Agência de Cooperação Internacional do Japão, entre outros títulos e homenagens. Tem mais de duzentos artigos publicados e orientou dezenas de dissertações e teses.