Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes (Membro Fundador)

Posse: 1991
Cadeira: 67
Patrono: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha

Professor universitário e pesquisador, Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes é uma das maiores autoridades brasileiras no Apoio Multicritério à Decisão, campo da Pesquisa Operacional. Criou e publicou ao início dos anos 90 seus primeiros artigos sobre o método TODIM (TOmada de Decisão Interativa e Multicritério), sendo que hoje, na literatura científica internacional, existem quase cem artigos publicados. O método TODIM foi o primeiro método de apoio à decisão fundamentado na Teoria dos Prospectos.

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), Autran é mestre em Ciência da Engenharia(M.S.E.) pela Michigan State University (1970) e doutor em Filosofia (PhD) em Engenharia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (1976), tendo sido primeiro brasileiro a receber o título de PhD em Engenharia Civil de Transportes. Sua tese de doutorado versou sobre uma aplicação do Apoio Multicritério à Decisão, campo de pesquisa que era então nascente, a problema real de planejamento florestal nos E.U.A.. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Stuttgart, na Alemanha (1985/86), com bolsa de pesquisa das Fundações Alexander von Humboldt e Krupp.

Foi professor adjunto da Escola de Gestão da Universidade da Academia Chinesa de Ciências. Foi Professor convidado na Escola de Gestão da Universidade de Estrasburgo (2011), e Professor visitante na Universidade Politécnica de Nova York (1985). Proferiu palestras e apresentações em eventos científicos em todos os continentes. No Brasil,  lecionou principalmente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1972-1994) e na Universidade Federal Fluminense (UFF, 1994-1997).

Atualmente é professor titular das Faculdades Ibmec/RJ, cargo que ocupa desde 2000. Foi diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional de 1999 até 2002. Tem atuado como docente e pesquisador nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Transportes, notadamente em modelagem matemática aplicada e, em particular, no Apoio Multicritério à Decisão aplicado. É autor de vários artigos científicos e de livros, no Brasil e no exterior, tendo orientado mais de cento e cinquenta dissertações e teses de doutoramento.

É Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia desde 1991, quando participou da fundação da ANE, e Oficial da Ordem do Mérito Cartográfico desde 2005. Foi agraciado, em 1999, com o título de Amigo da Marinha do Brasil. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa I do CNPq.