Liu Hsu

Posse: 2013
Cadeira: 117
Patrono: Joaquim Gomes de Souza

Fez seus estudos secundários em Curitiba, inicialmente na escola pública Grupo Escolar Conselheiro Zacarias (primário) e em seguida no Colégio Santa Maria (ginasial e científico). Passou no concurso vestibular de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (1963), em 1º lugar. Em 1964, foi aprovado para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, São José dos Campos, SP, onde obteve o diploma de Engenheiro em Eletrônica em 1968.

Obteve o mestrado pelo ITA, orientado por Yaro Burian Jr., na área de análise de oscilações não-lineares. Com bolsa da FAPESP, iniciou (1971) o doutorado no Laboratoire dAutomatique et dAnalyse des Systèmes (LAAS/CNRS) de Toulouse na área de sistemas dinâmicos não-lineares discretos no tempo, sob orientação de Christian Mira, obtendo o título de Docteur dEtat pela Université Paul Sabatier de Toulouse, em 1974. Ingressou na COPPE/UFRJ, em 1975, como professor adjunto do Programa de Engenharia Mecânica.

Em 1983, pediu transferência para o Programa de Engenharia Elétrica onde é atualmente professor titular, desde1 989. Sua área principal de atuação é Controle e Automação. Dirige o Grupo de Simulação e Controle em Automação e Robótica (GSCAR) que fundou em 1990. Suas áreas atuais de pesquisa incluem Sistemas de Controle Adaptativo, Sistemas a Estrutura Variável, Estabilidade e Oscilações de Sistemas Não-Lineares, Aplicações a Processos Industriais, à Robótica Industrial e à Robótica Submarina.

Orientou mais de 12 teses de doutorado e 29 de mestrado. Publicou mais de 40 artigos em periódicos e mais de 100 artigos em anais de congressos. É pesquisador bolsista do CNPq (bolsa de produtividade PQ 1A). É consultor ad hoc da FAPERJ, CAPES, FAPESP e CNPq. É revisor técnico de diversas revistas internacionais especializadas de Controle Automático. Desenvolveu diversos projetos financiados pelo PADCT e pelo CENPES, Petrobrás. Participou de dois projetos RECOPE (Automação e Controle de Processos e Tecnologia Submarina), coordena um projeto CTPETRO em robótica submarina e participa de um projeto PRONEX na área de automação e robótica.

É bolsista “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ. Atuou como membro e presidente do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq. É membro da Sociedade Brasileira de Automática e da IEEE Control Systems Society. Presidiu o 3º Congresso Brasileiro de Automática em 1980. É editor consultor da revista “Controle & Automação” da SBA. Desde 1997, é o representante do Brasil na International Advanced Robotics Programme (IARP). Presidiu o International Workshop on Underwater Robotics for Sea Exploitation and Environmental Monitoring, IARP, realizado no Rio de Janeiro em 2001. Na UFRJ, foi membro e presidente da CPPD no período de 1993 a 1995. Na COPPE, foi presidente da Comissão de Avaliação de Docentes na qual, em 1990, introduziu reformas sobre os métodos de avaliação que vigoram até o presente (2002). Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da COPPE de 1999 a 2001.