José Roberto Castilho Piqueira

Posse: 2014
Cadeira: 107
Patrono: João da Costa Ferreira

Nasceu em Sorocaba, SP, em 22 de março de 1952 onde frequentou os cursos primário, ginasial e científico em escolas públicas estaduais. Em 1970, ingressou da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, completando o curso de Engenharia Elétrica em 1974. Durante o curso de graduação trabalhou em programa de iniciação científica, no grupo de ressonância magnética, liderado pelo professor Horácio Carlos Panepucci.

Entre 1975 e 1977, trabalhou como Engenheiro de Sistemas na Divisão de Telecomunicações (INBELSA) da S.A. Philips do Brasil em projetos relativos à digitalização de redes de telefonia. Em 1978 transferiu-se para a Elebra S.A. onde exerceu as funções de Engenheiro de Projetos, Engenheiro de Desenvolvimento e  Gerente de Divisão, até 1988, sempre na área de redes digitais para voz e dados, trabalhando nos projetos MCP, Trópico e modems para comunicação de dados.

Nesse intervalo de tempo, completou programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, concluído em 1983, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e programa de Doutorado em Controle e Automação, concluído em 1987, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Em ambos os programas foi orientado pelo professor Jocelyn Freitas Bennaton.

A partir daí, dedicou-se à carreira acadêmica, iniciada em 1987, como Professor Assistente Doutor. Em 1995 tornou-se Livre-Docente na área de Controle e Automação e, em 1999, em disputado concurso público, passou a exercer a função de professor titular da Escola Politécnica da USP.
Sua produção científica reportada na “Web of Science” perfaz, em 09/11/2023, 147 trabalhos e 1214 citações, nas áreas de Modelagem Matemática, Sistemas Dinâmicos e  Informação Quântica.

Além disso, participa de projetos da Marinha do Brasil, relativos ao programa nuclear, é pesquisador 1A do CNPq e está presente na lista da Elsevier de Cientistas mais influentes: Categoria impacto ao longo da carreira, na área "Information Communication Technologies"- 2022. (https://jornal.usp.br/wpcontent/uploads/2022/11/Lista-Cientistas-mais-Influentes-CARREIRA.pdf) .

Administrativamente, foi chefe de departamento, coordenador de graduação, coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Automática e presidente do conselho superior do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). Atualmente preside o conselho do IPEN e é diretor de operações da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).