Ivan Müller Botelho

Posse: 1994
Cadeira: 20
Patrono: Antônio Ermínio de Moraes

O engenheiro eletricista Ivan Müller Botelho é presidente do Conselho de Administração da Energisa – empresa criada em 1905 por sua família e que hoje ocupa a posição de sexta maior distribuidora de energia do país, com mais de seis milhões de consumidores.

Nascido em Leopoldina (MG), veio morar no Rio de Janeiro aos 10 anos para cursar o ginásio e o científico. De uma família de engenheiros, não teve dúvidas sobre a carreira que iria seguir: engenharia. “Tinha muito interesse nas áreas têxtil e elétrica. Aconselhado por meu pai, optei pela têxtil, mas não havia cursos aqui no Brasil e por isso fui para a Inglaterra estudar, onde fiquei um ano e meio, mas não me adaptei ao clima. Fui então para os Estados Unidos e cursei engenharia elétrica, na University of Miami”, conta.

De volta ao Brasil, trabalhou na construção de Brasília. “Fiquei apenas quinze dias. Meu pai, ao saber que estava lá, me chamou para auxiliar na empresa da família, a Companhia Força e Luz Guatacazes Leopoldina. Retornei para Minas Gerais onde construí minha carreira”, lembra o Acadêmico Ivan Botelho.

Na empresa, exerceu funções de engenheiro e atuou na área administrativa, sendo um dos responsáveis pelo crescimento da companhia. “Quando comecei, atendíamos apenas a uma parte de Minas Gerais. Ver a empresa crescer e estar presente em nove estados do Brasil, transformar-se em uma das maiores distribuidoras de energia do país, passar de 150 para 12 mil colaboradores, é algo que me deixa orgulhoso. Esse é o resultado de um trabalho planejado, executado com seriedade e compromisso, e que foi possível graças aos nossos bons profissionais”, diz o empresário.

Com grande experiência e conhecimento da área elétrica, o Acadêmico Ivan Botelho vê a intervenção do Estado como um problema para o crescimento do setor no país. “Infelizmente, não podemos ser muito criativos porque esbarramos num muro que é o governo. Diferente do que acontece no mundo, onde há um estímulo à diversidade – como energia solar a vapor, fotovoltaica, eólica -, aqui somos tolhidos pelo excesso de burocracia e regulamentações governamentais”, afirma o empresário, que aposta no armazenamento de energia como o caminho para a expansão da energia solar. “Quando inventarem uma forma de armazenar energia em baterias, mais eficiente e com preços mais realistas, teremos um grande surto de energia solar. Hoje ela perde para as outras formas porque ainda é cara, mas quando houver armazenamento, o cenário deve mudar”, analisa o Acadêmico Ivan Botelho.

Ao longo da carreira, o Acadêmico recebeu diversos títulos e homenagens, como a Medalha de Honra da Inconfidência; o título de Líder Empresarial Estadual do Rio de Janeiro; a Medalha Bernardo Mascarenhas, Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico; o título de Comendador na Ordem do Mérito Rio Branco; a Medalha Antevisão Administrativa; a Medalha Santos Dumont, pelo governo do Estado de Minas Gerais; o Prêmio Industrial do Ano, pela Revista Bolsa do Estado do Rio de Janeiro e pelo Jornal o Estado de Minas; e a Medalha do Mérito Industrial, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais;  entre outros.