Hugo de Oliveira Piva

Posse: 2011
Cadeira: 70
Patrono: Flavio Henrique Lyra da Silva

Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica em 1958 (T58), PhD em Aeronáutica e Matemática Aplicada pelo California Institute of Technology (CALTECH) de Pasadena (EUA) em 1968, piloto de caça recordista brasileiro de tiro aéreo de aeronaves P-47, diretor do CTA no período de 17/01/1984 a 26/01/1987. Membro Honorário da Society of Experimental Test Pilots (SETP), em Los Angeles (EUA), durante a realização do 47º Simpósio Anual da entidade.

Fundada há 50 anos, a SETP, com sede na Califórnia, reúne pilotos de prova com vasta experiência em aeronaves experimentais. Os membros honorários são selecionados cuidadosamente entre eminentes personalidades do campo aeronáutico mundial, com ênfase nos ensaios em vôo. Nesse meio século de existência da SETP, essa honraria foi concedida a 105 membros, dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Suécia, Rússia e Brasil.

Nas décadas de 50/60, os esforços do Ministério da Aeronáutica para estimular o surgimento de uma indústria aeronáutica no País redundaram num grande número de pequenas empresas, e mesmo indivíduos isolados, fazendo muitos tipos de aeronaves. Todas essas aeronaves tinham que ser certificadas pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o Brigadeiro Piva (então Capitão Aviador) era quem fazia os voos de teste. Assim, ele teve que ensaiar um grande número de aeronaves dos mais variados tipos – desde pequenos aviões, planadores, helicópteros, até um grande quadrimotor de carga. Foram centenas de horas voadas, com muitos sustos e sobressaltos, mas com apenas um acidente grave, provando assim a sua competência e perícia. A sua iniciativa, coragem e determinação abriram o caminho para os numerosos excelentes pilotos de provas brasileiros que seguiram os seus passos.