Henrique Malvar

Posse: 2014

Henrique “Rico” S. Malvar (nascido em 1957) é um engenheiro brasileiro e pesquisador sênior de processamento de sinais no maior laboratório da Microsoft Research em Redmond, Washington, Estados Unidos. Atualmente, ele é o cientista-chefe da pesquisa da Microsoft.

Malvar formou-se na Universidade de Brasília e fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele recebeu seu Ph.D. em engenharia elétrica e ciência da computação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1986, com uma tese sobre “Pré e pós-filtragem ideal em sistemas de dados amostrados barulhentos”. Malvar atuou como professor visitante no MIT em 1987. De 1979 a 1993, Malvar foi professor da Universidade de Brasília, onde fundou e chefiou o Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais Digitais.

Em 1997, Malvar ingressou na Microsoft Research, onde foi cofundador e gerenciou o grupo de pesquisa “Signal Processing”, agora chamado “Communication and Collaboration Systems e Knowledge Tools”. Trabalhou na Redmond de 2004 a 2007 antes de se tornar Diretor Executivo.  Em 2010, ele assumiu uma nova posição de Cientista-Chefe, trabalhando em projetos estratégicos entre laboratórios. Atualmente, ele lidera o grupo Microsoft Research Enable, que desenvolve tecnologias para ajudar pessoas com deficiência.

Na Microsoft, Malvar contribuiu para o desenvolvimento de codificação de áudio e gerenciamento de direitos digitais para o Windows Media Audio, Windows Media Video e tecnologias de compactação de imagem, como formatos HD Photo / JPEG XR e compactação de bitmap RemoteFX, bem como para uma variedade de ferramentas para análise e síntese de sinal.

Malvar publicou mais de 160 artigos técnicos e emitiu mais de 120 patentes.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rico_Malvar