Carlos José Pereira de Lucena

Posse: 2016
Cadeira: 31
Patrono: Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny

Graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965) , mestrado em Matemática na Faculty of Mathematics da University of Waterloo (1969) , doutorado em Ciência da Computação pela School of Engineering and Applied Sciences da University of California at Los Angeles (UCLA) (1974) e pós-doutorado pela IBM Research (1975) . Desde 1982 é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

É membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais. Por exemplo, da Communications of the ACM e do periódico dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais da Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes. Nestas áreas orientou 123 alunos de mestrado e 46 alunos de doutorado. Publicou mais de 650 trabalhos científicos arbitrados nos principais veículos destas áreas. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq no nível 1A há mais de duas decadas.

Foi premiado com a insígnia da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil e recebeu o Prêmio Álvaro Alberto de Ciências e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, dentre vários outros. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 2009 e 2013 foi eleito Distinguished Scientist e Fellow pela Association for Computing Machinery. Desde 2016 é membro titular da Academia Nacional de Engenharia.