André Fabio Kohn

Posse: 2014
Cadeira: 15
Patrono: Antônio Alves Noronha

Formado em engenheira elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP em 1973, iniciou sua carreira como professor auxiliar de ensino na EPUSP em 1975. Terminou seu mestrado em engenharia elétrica pela EPUSP em 1976, com um trabalho que constou do processamento digital de sinais neurais da cóclea humana.

Realizou estudos de doutorado em engenharia e biomedicina na University of California at Los Angeles – UCLA (com bolsa da Fapesp), tendo recebido o título de Ph.D. em 1980, com um trabalho de pesquisa tanto experimental quanto de simulação eletrônica de receptores sensoriais e sinapses de um invertebrado (recebeu por este trabalho o Ralph and Marjorie Crump Prize-UCLA).

Por ocasião de sua volta ao Brasil iniciou trabalhos na área de Engenharia Biomédica na EPUSP. O Laboratório de Engenharia Biomédica da EPUSP (LEB-EPUSP) começou exatamente nesta época, tendo formado até os dias de hoje um grande número de especialistas (pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica), em várias áreas da Engenharia Biomédica, graças à equipe de professores/pesquisadores que se formou em torno do LEB-EPUSP. Um grande número de trabalhos científicos e tecnológicos foram realizados desde então, além de terem sido criadas várias disciplinas de pós-graduação e graduação na área de Engenharia Biomédica. Em 1994 realizou pesquisas sobre a medula espinhal humana no NIH, National Institutes of Health (Bethesda, USA), experiência esta, que no retorno ao LEB-EPUSP, abriu novos e profícuos rumos para as pesquisas do sistema neuromuscular humano, que resultaram também na formação de vários pesquisadores/professores que hoje atuam nas melhores universidades do país.

É professor titular de Engenharia Biomédica na EPUSP, onde coordena o LEB-EPUSP (2020) e é bolsista de produtividade PQ 1A do CNPq . Tem experiência nas áreas de Engenharia Biomédica e Neurociência, com ênfase em Neurofisiologia Humana e Neurociência Computacional, atuando atualmente nos seguintes temas: controle postural em humanos, modelagem matemática e simulação computacional do sistema neuromuscular humano, neurofisiologia da medula espinhal humana incluindo técnicas de estimulação visando melhorar o desempenho sensorial e motor bem como incrementar o entendimento do sistema nervoso humano.

Devido à sua expertise de largo espectro, suas publicações científicas têm sido em revistas de impacto tanto em áreas de engenharia quanto de neurociências/neurofisiologia. Esse tipo de conhecimento também se refletiu nas orientações/supervisões (desde iniciação científica até pós-doutorado), que foram de formados em biologia, fisioterapia, medicina, ciência da computação, engenharia elétrica, engenharia da computação, engenharia biomédica e física. Foi membro titular do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq em duas épocas distintas, tendo sido seu coordenador por 1 ano. Tem sido consultor para Fapesp, Capes e CNPq, além de revisor de periódicos de revistas internacionais e nacionais nas suas áreas de especialização.