O Presidente Francis Bogossian é o 66º convidado da websérie Brasil Amanhã, do Clube de Engenharia. Em seu depoimento, ele afirma que é urgente entender que a retomada da economia brasileira só será possível quando a engenharia voltar a ser valorizada. Infelizmente, aponta ele, ainda não há perspectiva de investimentos nem retomada das obras públicas de infraestrutura, que estão paralisadas. “O combate à corrupção, legítimo e vital, acabou por esmagar a engenharia nacional, que acometida também por terceirização indiscriminada e informatização acelerada, se vê com poucas saídas para manter obras e empregos”, diz.

Em seu diagnóstico, o presidente Francis Bogossian salienta que a engenharia brasileira ainda carece de estudos e levantamentos geológicos-geotécnicos, necessários para o avanço da construção civil. Além disso, obras com deficiência de projeto, tanto no setor público quanto no privado, continuam a ser mais comuns do que deveriam. Uma retomada, portanto, passa também por endereçar essas questões, além de outras, como a já citada retomada de obras paralisadas e a manutenção periódica das existentes. O que se deve lutar é pelo melhor, porque só assim é possível garantir qualidade, segurança e vida longa para os empreendimentos.

Francis Bogossian é engenheiro civil, graduado pela antiga Escola Nacional de Engenharia, hoje UFRJ. Especialista em Mecânica dos Solos, das Rochas e Barragens, foi professor da UFRJ e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Fundou em 1972 a empresa Geomecânica S/A, da qual é atualmente Presidente do Conselho de Administração. Ao longo de sua carreira, recebeu diferentes reconhecimentos de instituições técnicas de Engenharia, tendo sido presidente do Clube de Engenharia em dois mandatos (2009-2012 e 2012-2015).  Confira o vídeo aqui.

Fonte: site Clube de Engenharia