A Academia Nacional de Engenharia (ANE) lançou o seu novo sítio eletrônico no dia 25 de novembro. A nova página, desenvolvida pelo diretor Atila Freire, junto com sua equipe da UFRJ – a título de mera e louvável colaboração com a ANE –  apresenta as informações de modo mais intuitivo e organizado e já possui arquitetura adequada para total integração com o aplicativo para telefones móveis que está em desenvolvimento. Outra novidade da página é que ela traz a lista consolidada de patronos da Academia com seus verbetes. A iniciativa dá início à celebração pelos 30 anos da entidade, que serão completados em abril de 2021.

“A Internet é um território muito dinâmico, energético, que precisa estar em constante evolução para conservar alguma sintonia com o seu público. Um aspecto importante do novo sítio eletrônico da ANE é a sua contemporaneidade. Os padrões estéticos e as ferramentas que garantem responsividade possuem uma semi-vida muito curta, de tipicamente 3 anos. O anterior sítio eletrônico da ANE já estava no ar há 5 anos, o que o fazia de certa forma antiquado e inadequado, principalmente ao uso de aparelhos com telas pequenas (celulares e notebooks)”, explicou o diretor Atila Freire.

O novo sítio é o resultado do trabalho de uma equipe com nove pessoas, coordenada pelo diretor Atila Freire. A aluna de iniciação científica de Programação Visual Ana Karoline Saraiva de Araujo foi a responsável pela programação visual, os alunos de iniciação científica de Engenharia Mecânica Maurício Gianini e Rafael Furquim ajudaram com a programação, e a relações públicas do Centro de Tecnologia e do Núcleo Interdisciplinar de Mecânica dos Fluidos (NIDF) da UFRJ Márcia Ehmann cuidou do apuro estético, da organização geral e da migração do conteúdo.

Também participaram a secretária Renata Freitas que coletou parte dos verbetes dos patronos e os profissionais de Informática do NIDF da UFRJ Rodrigo Bayão e Daniel Amaral que ajudaram com TI (servidor virtual, transferência de provedor, compra do gabarito eletrônico – Avada University -, etc), além da assessora de comunicação e administrativa da ANE, Andréa Antunes. “Os trabalhos foram extensos, particularmente entre os meses de julho a novembro. As reuniões eram realizadas duas vezes por semana, quando os cronogramas eram decididos e as tarefas distribuídas”, disse Atila Freire.

No novo sítio eletrônico, os acadêmicos e visitantes irão encontrar mais informações e facilidade para navegação, porém o diretor Atila Freire ressalta que ele ainda não se encontra perfeitamente ajustado. “Para isso serão necessários alguns meses extras. Mas, achamos importante lançá-lo ao fim deste ano pelos avanços obtidos e pelas possibilidades várias que ele abre. Em 2021 a ANE faz 30 anos, uma efeméride importante. É justo de se esperar muito júbilo. Portanto, nada mais natural que a ANE seja vista em uma nova roupagem, elegante e comunicativa”, avaliou, lembrando que os acadêmicos podem contribuir para aprimorar o site. “Eles podem conferir todas as informações e nos ajudar a corrigir os eventuais deslizes. Na construção do sítio algumas tarefas foram muito exaustivas, o que tornou muito difícil a conservação de um produto final livre de erros. Outro aspecto importantíssimo seria o estabelecimento de um fluxo constante de material novo, incluindo artigos, cartas abertas, posicionamentos. O sítio precisa ser vivo, vibrante, atual, formador de opinião”.

O novo sítio eletrônico da ANE é resultado de um esforço intelectual e laboral, realizado de forma voluntária por toda a equipe de trabalho. Os custos inescapáveis foram cobertos com doações (compra do gabarito eletrônico, montagem de servidor virtual), de forma que o desenvolvimento da nova página virtual da ANE não exerceu qualquer impacto em suas finanças. “Sabemos que não há almoço grátis, mas, conseguimos com alguma arte atingir os resultados desejados, dentro do nível de qualidade que a ANE merece. É intento da equipe que desenvolveu o sítio garantir a sua manutenção gratuita por dois anos. Após este período é esperado que a própria ANE se entregue a esta tarefa. Finalmente, recomendamos que a ANE procure conservar o hábito de repaginar seu sítio eletrônico em intervalos não superiores a cinco anos”, observou o diretor Atila Freire.

Aplicativo para celular

A equipe do diretor Atila Freire trabalha também no desenvolvimento de um aplicativo para celular. A ideia é criar um ambiente de fácil acesso (via telefonia móvel), onde todo evento relevante em engenharia em abrangência nacional possa ser divulgado. Cursos, palestras, congressos, livros, lançamentos, tudo poderá ser comunicado e transferido imediatamente à nossa ampla comunidade.

O grupo, formado por quatro pessoas, chegou a participar de duas reuniões gerais (uma presencial, outra virtual) para discutir a proposta. “Os avanços foram muitos, mas uma competição por atenção com o próprio sítio eletrônico impactou no cronograma inicial do app. Infelizmente, as horas e os minutos dos dias não podem ser alterados, o que implica em escolhas. Com a premência do sítio, ele levou vantagem”, disse o diretor.

Outro golpe duro no desenvolvimento do app foi a pandemia de Sars-Cov-2. O projeto sofreu muito com o distanciamento social, pois a sinergia e dinâmica da equipe não se sustentou nos padrões anteriores. “De qualquer forma, o desenvolvimento do app está bem registrado e em andamento”, contou Atila Freire que planeja ter o projeto finalizado no início do próximo ano.