Publicado em 04/06/2020

O Acadêmico Alan Paes Leme Arthou é o convidado do 22º episódio da série “Brasil Amanhã”, produzida pelo Clube de Engenharia com o objetivo de pensar o lugar da Engenharia na recuperação do país pós-covid-19. Em depoimento em vídeo, com cerca de 20 minutos, o Acadêmico faz algumas reflexões sobre o país que queremos, o papel da engenharia e como podemos mudar a realidade nacional.

No vídeo, ao responder ao questionamento inicial: “o que a Engenharia pode ajudar no combate à pandemia”, o Acadêmico lembra que a Engenharia está presente em todas as etapas de combate ao Covid-19. “Na produção e manutenção de equipamentos médicos, na construção de hospitais de campanha e na geração e distribuição de energia”, destaca, ressaltando que ainda mais importante do que pontuar o que a Engenharia pode fazer pós-pandemia é estabelecer o que a Engenharia pode fazer para que o país obtenha melhores resultados sociais, tecnológicos e econômicos ao superar essa fase.

E essa é a questão que ele tenta responder em sua análise. “É preciso sabermos que país queremos”, diz o Acadêmico, salientando a importância da indústria para o crescimento. “A melhoria da nossa capacidade industrial não parece ser a preocupação dos nossos políticos. Somos hospedeiros de indústrias que se instalam aqui para explorar o nosso mercado, consequentemente, essas nossas indústrias não são produtoras para exportação, mas sim apenas para suprir o mercado interno”, lamenta.

Para mudar o cenário, Alan Arthou encerra afirmando que é preciso investir na indústria, na aplicação da Engenharia no setor quaternário e na valorização da profissão de engenheiro, além de melhorar nossa competitividade.

Confira aqui a íntegra do depoimento.